segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os antecedentes #01


Para estas brincadeiras à volta das 4L, que mais tarde passaram a ser assuntos sérios, ou então, assuntos sérios para quem passa vida na brincadeira, há um responsável: o GO-05-30.
Aliás, há vários responsáveis. Mas será o “guêó”, o primeiro a responder perante a tribuna!
Marca: Renault; Modelo : 4 GTL; type:R1128; Ano:1981; cor: Branco.
O GO entrou na família em Outubro de 1981. Foi comprado novo pelo meu pai e terá custado qualquer coisa como “370 contos”. Vinha substituir o primeiro 4L lá da casa, um R1123 de 1977 e de matrícula FS-97-30 do qual não há qualquer registo fotográfico (alguém sabe do seu paradeiro?).
Em 1991, quando passei a ser licenciado para conduzir nas vias públicas, o GO, então com pouco mais de 100 mil quilómetros, foi o meu primeiro carro. A “cavalo dado não se olha o dente”, pensei eu. Mas que o carro era feio e esquisito, era! Enfim….
Da relação de indiferença que tinha pelo GO (semelhante à que tenho hoje por um Kia não-sei-o-quê ou um Audi A3) até ao sentimento de grande companheirismo, bastaram 5 meses! E cinco meses depois da minha licença para conduzir, lá fui eu, com o meu amigo Júlio, ao volante do GO, descobrir o que se passava para lá da Guarda! E o que se passava para lá da farta, fria e feia Guarda era a Europa! Esta seria a primeira vez que atravessava a fronteira a conduzir! E dessa vez foram 15 dias, 8 fronteiras, 5 países, 6000km, 100 Contos e muitas latas de atum Bom-Petisco…


Muitas travessias de fronteira se seguiram mas esta foi a primeira! E ao volante da 4L!
Agora, 20 anos depois, esperamos passar a linhas virtuais de fronteira que o espaço Schengen nos oferece. Até Thenay, ao volante da 4L!

1. Estrasburgo, fr, Agosto 91

2. Chamonix, fr, Agosto 91

3. não-faço-qualquer-ideia, fr, Agosto 91

2 comentários:

  1. Aquela foto de Estrasburgo... dass!
    Era um GO para a mesa do canto, faxavôr!

    ResponderEliminar
  2. Consta que o gajo da foto quer repetir a odisseia....

    ResponderEliminar