sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dia #01, primeira parte da primeira etapa: “Le Départ”

13 de Julho, 5h00 da manhã. A tão esperada hora chegava…. Bem, a minha não chegou. Acabei por sair às 29h00 de dia 12! Como tudo feito “à hora” alguma coisa teria de falhar, falhou o sono. Mas nada de novo…. Se há coisa que nos faz levantar da cama a estas horas indecentes, essa coisa tem 4 rodas e mais de 20 anos. À beira dos quarenta, não, não fraquejaremos, ainda que o banco da frente seja único e corrido e o memorando da Troika por cá ficasse a aguardar-nos!!
A primeira parte do dia começava para mim a bordo do UI (sim, bem medidas as coisas o UI também participou na aventura). Encontro na Calçada da Ajuda rumo a Telheiras onde o UI voltaria ao estado de hibernação e onde se faria a concentração de mercadoria na Laranja. E coube!! Tetris mode....

5H54…. 37458 Kms “au compteur” da Laranja e aí vamos nós!! Atestar nas bombas da 2.ª Circular frente ao aeroporto, A1, A23 e A25 direcção à mítica Vilar Formoso para atravessar a fronteira. É de registar a perda de romantismo que este itinerário apresenta hoje, despojado de grandes máquinas trazidas pelos nossos queridos emigrantes e substituídos por inúteis TDI’s e afins adquiridos em renting, leasing, etc…. A isto não será igualmente alheia a "história" dos vôos low-cost. Quem não se lembra de "Vem Devagar Emigrante" eternizada por Graciano Saga?
Bem, e daí talvez não…. Sobrou este:

 Ainda antes da primeira vitória do dia, paragem no Intermarché de Vilar Formoso para atestar a geleira e comprar o belo chouriço…. espanhol. Por motivos óbvios este momento não foi registado, a somar às susceptibilidades que poderia ferir ainda nos obrigariam a uma nota de rodapé do género “Bebidas alcoólicas, consuma com moderação”….

Há um ritual obrigatório para quem percorre este percurso: Almoçar num dos variados restaurantes “de carretera” que polvilham o país vizinho. Nós não fomos excepção…. Table with a view....

Pensando bem há mais um ritual mas isso tem mais a ver com os inúmeros “club’s” que ficam ao lado desses restaurantes. Mas estávamos com pressa….
A esta hora o nosso amigo basco Asier Azkarate na basca e magnífica Donostia começava a ficar nervoso. “Eles vêm mesmo….”
A estonteantes 88 Kms/h….

 …. a imensidão e monotonia da paisagem das gratuitas autovias espanholas engolia-nos.

Mas nada que umas retemperadoras Super Bock com o referido chouriço espanhol não ajudassem a ultrapassar.

Cerca das 20h da tarde a orografia basca esperava-nos, conjuntamente com a típica e irritante chuvinha miudinha. Tropical, dirão alguns….

Às 22h, hora local, 976 Kms depois, a Laranja estacionava na garagem de Asier em Lezo. Sempre importante, a média de consumo: 7,4 lts/100 Kms.

Primeira parte da primeira etapa estava concluída…. e com toda a confiança. Faltam-nos agora cerca de 600 Kms até Thenay. Amanhã entramos “na” França. Até amanhã!

2 comentários:

  1. Esses chouriços que vêm do estrangeiro são duradouros. Comprei um na sexta-feira em Thenay e na Terça-feira o meu gato ainda comeu dele. era um bocado picante, pelo que ele ficou uns 30 minutos a lamber os beiços. O coitado não sabe pedir um pedaço de pão ou uma bjeca.

    Vem devagar emigrante, Graciano Saga. Que épico. Acho que deves continuar a introduzir nomes de referência como estes para aumentar o ranking deste bilogue no google.

    Utilizando uma expressão do Mário Carvalho, essa fotografia de entrada está "um sonho". Parabénsmíssimos.

    Queremos mais! mais! produção neste blogue!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom!!, por fin imagens!!

    ResponderEliminar