sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Portugueses, Amigos & Caipirinhas….

Sempre ouvi dizer que há portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo! É falso! Já há muito que se deveria saber que o mundo não tem cantos…. É esférico! Logo esse pressuposto não se coloca. Agora, se me disserem que há portugueses em todo o mundo, aí se calhar já acredito que se se levantar uma placa de gelo na Antártida saia de lá um português de bigode com uma garrafa de Casal Garcia…. E de 4L!!

Agora junte-se, Verão, Calor, Campismo, França, 4L, Festa, Férias e imagine-se quantos portugueses se consegue juntar…. À vontade para cima de 30!!!!
Começou logo na autoestrada engarrafada “ao largo” de Bordeaux…. Se pretenderem perguntar qualquer coisa a alguém, que nacionalidade obtêm? Só há duas hipóteses…. Português ou Marroquino. É fácil reconhecer o Português, carrega mais tralha na bagageira….

Esta constatação atinge a sua expressão máxima, quando percebemos que esse português que surge não-se-sabe-bem-donde até é um nosso amigo nem que seja “virtual”! Foi o que se passou na fila de entrada para este grande evento. “Tu é que és o Palma?” Quando ouvi isto, pronunciado com uma pronúncia de Barcelos disse logo para mim “Epah, este tipo deve ser português!” E não é que acertei?!.... Era o Moisés Trovisqueira! O homem que me ofereceu o primeiro objecto alusivo aos 50 anos de paixão. Directamente do Rétromobile de Paris. Ei-lo aqui a apreciar o Táxi do Leandro, outro amigo virtual que tivemos o prazer de conhecer e constatar a sua contagiante simpatia.

Obviamente que foi nesse exacto momento “cravado” para ajudar a montar a tenda. Afinal é nosso amigo!
Durante o tão aguardado almoço, para o qual tínhamos aberto o apetite através da montagem da tenda, encontrámos mais este amigo. Não lhe pude perguntar grande coisa, mas a avaliar pela posição à mesa e pelos artigos expostos diria que é português. Seria mais um amigo nosso?


Barriguinha recomposta, toca de ir reposicionar a tenda!

"A sério, há lá espaço para mais tendas!” Rui “Galgo” Cruz na arte de bem receber!
foto: João Silva

E foi precisamente na tentativa de reposicionamento da nossa habitação temporária, que ouvi uma voz forte: “Fernando Palma?! Filipe Peixinho!” Pronto, nesse exacto instante o destino do nosso Fim-de-Semana, fosse ele qual fosse, foi radicalmente alterado! Se duvidas houvesse atente-se na seguinte foto:


Se observarem bem o interior da Laranja, percebem facilmente porque esta é uma das últimas fotos do dia…. É que o nosso amigo Peixinho em dois minutos ou nem tanto, programou todo o programa alimentar do Fim-de-Semana quando descobriu uma secção portuguesa nas prateleiras do Intermarché. A acompanhar, gelo, muito gelo….



Peixinho domina na perfeição a arte das caipirinhas quando surge a personagem mais enigmática do mundo 4L. Pete Gumbrell! Pete Gumbrell, owner do http://www.renault4.plus.com/ é o responsável por todas as nossas ligações internacionais relaccionadas com a 4L como adiante se verá…. Ora, o Pete Gumbrell nunca tinha provado caipirinhas, eu adoro caipirinhas, o Seabra não sei se gostava mas passou a gostar e toda a gente passou a gostar. “Caipirinha” foi a palavra que mais se ouviu num raio de 6 metros da nossa tenda, logo após “catrél” e "banho"…. A partir daqui…. Pois a partir daqui não me lembro…. Bem, lembro-me do passeio triunfal dos nossos amigos Dimas, Romão e Moura Campino….

.... e de termos sido corridos do parque fechado dos “primeira série” à 1.30h da manhã. Que mau génio! Não podem ver 4 jovens (ou seriam 8?) com um copo na mão….

Manhã de Sábado…. Ui, manhã de Sábado…. Alguém teve a feliz ideia de ir tomar um café à vila. Felizmente! Sentados numa fantástica e central esplanada que funcionava ao mesmo tempo como plateia para a azáfama que se desenvolvia em direcção ao local do encontro, o Peixinho tentou negociar este Super de 1966! Nesta altura estava a pensar em qualquer coisa como 500 Euros….

Eis senão quando nos surge inesperadamente esta imagem….

4L mais lusa é impossível! De onde saiu “isto”? Ainda não tínhamos visto este veículo! Os personagens lá dentro não combinavam. Dois dedos de conversa e tudo esclarecido. Casal inglês a viver na Invicta desde há muitos anos, comprou este carro novo em 1988 e desde há uns anos faz todos os Verões Porto-Inglaterra-Porto em Férias. Por acaso há dois anos “caíram” no 4L International e agora o evento faz parte do roteiro de Verão…. Digam lá que não é fantástico?!....

Bem, com esta conversa toda já se almoçava! Juntámos os nossos amigos João aka Pegadas, José Mota e a sua mesa (e o seu whisky) e bora lá esvaziar a mala (e banco de trás da Laranja).


foto: João Silva

Ao lado a crew do 4.clube.portugal seguia o nosso exemplo….


Estávamos agora preparados para um tour digno desse nome pelo evento antes do passeio da tarde. E antes da chuva que iria abençoar o evento….
“Fernando!”, alguém me chamava mas agora não conseguia descobrir a origem do som…. De repente, ao meu lado esquerdo a sublime Parisienne do nosso amigo Bram van Oeffelt! “You don’t know me but i know you!”…. Humm, algo se passa aqui, ou o Bram envelheceu ou este tipo está a fazer-se passar por ele…. Mas não! Era Fernando Amicone, owner do site http://www.renault4l.net/ e segundo ele o restauro da minha MR foi objecto de inspiração para a sua. Ver aqui http://www.renault4l.net/r4l-1965-3.html

foto: renault4l.net

Pouco depois, Didier Soyeux, redacteur en chef da nossa 4L Mag entretinha-se a completar a sua extensíssima colecção de fotos da Parisienne escocesa de Bram….




foto: renault4l.net

.... Hans debatia-se com uma birra da sua R1125. http://www.allez-y.info/

foto: renault4l.net
E o St. Pierre começava a dar um ar da sua graça…. Nada que impedisse o 4.clube.portugal de cantar os Parabéns ao objecto da nossa paixão e para o qual fomos amavelmente convidados!


foto: João Silva
E foi esta intempérie que de repente se abateu sobre o planeta do nosso contentamento que nos obrigou a procurar abrigo para o jantar (ah pois, que hora da refeição é hora sagrada!) precisamente sob as tendas de alimentação. Bolas, e eu a pensar que seria o único a ter esta ideia…. Eu e todo o acampamento!
Lembram-se da secção portuguesa do Intermarché que permitiu ao Peixinho um abastecimento bem português? Pois bem, a parte liquida fez a delícia de todos os franceses e francesas que desfilaram pela nossa mesa…. O que uma garrafa de “Amarguinha” consegue…. com franceses “atestados”! O que se seguiu não ficou registado. Ou melhor, ficou! Na memória dos que lá estiveram, embora duvide que a facção francesa se lembre.

Nós recolhemos às nossas encharcadas tendas. Os franceses continuaram na sua alegre e colorida noitada….

Domingo! Para domingo estava reservada a maior das surpresas! Enquanto o João “Pegadas” aproveitava os últimos cartuchos para contactar com a Laranja….


… éramos surpreendidos com a visita do nosso amigo Alcino Barros e Família.


foto: Alcino Barros
Para a posteridade, o grupo mais representativo do país em Thenay. Algarve, Lisboa e Porto!



foto: Alcino Barros


fotógrafo Seabra em falta....

3 comentários:

  1. Isto é terrível....
    senti uma vontade louca e quase incontrolável de voltar!!!

    ResponderEliminar
  2. Finalmente consigo postar no vosso blog!
    A crónica está divertida e escorreita, como a parte líquida do repasto em Thenay.

    Abraço!
    Vasco

    ResponderEliminar
  3. Jota: Se voltasses, ias encontrar um campo de testes da Peugeot...normalíssimo.

    Mas sim, é uma depressão brutal. Temos que pensar nisto pró ano. Eu alinho. E se tiver carta e pendura, levo o CG.

    ResponderEliminar