quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mértola ou o significado do início da vida



Como seria de esperar, nos últimos dias o meu espírito vagueia entre conceitos como nascimento, vida, origem, etc…. (fraldas e leite à parte). É não é só pelo sono, é mesmo por alguma embriaguez provocada por três dias num local onde se respira vida por todos os poros, a Maternidade Alfredo da Costa.


Mas eu nasci em Mértola. Há quem diga que um homem não é de onde nasce mas de onde morre. Discordo. Até porque não fica bem quando nos perguntam de onde era fulano ou sicrano, responder “Era do hospital de São João ou da A25”. Não dá jeito e estragava-me esta crónica toda…. Eu nasci e sempre terei nascido em Mértola! Mas o que tem Mértola a ver com isto? Se bem me lembro, foi em 1991 que esta dupla iniciou a sua vida de quatrolateros de longo curso numa viagem demorada à longínqua Mértola (uma autêntica Meca das 4L à data). Na verdade para cima de 240 kms…. Foi obra! A partir desse dia, todo o charuto que nos vem parar às mãos só é verdadeiramente nosso quando faz a viagem de nascimento…. a Mértola!
Claro que este conceito abarca tudo o que compõe o acto (com “c”) de rumar a Mértola. Começando pelo combustível que se mantém inalterado. Não o do carro, que esse exclui agora o chumbo, mas o dos condutores.



Depois, a estadia de uma 4L em Mértola é tudo menos monótona! Experimentem, rumem a Sul, comprem um gelado do Nicolau na Vila, bebam mais uma mine nos Corvos e apontem aos Canais. A dimensão é outra!



A sintonia perfeita....


Em 1991, para nós, tudo começou assim…. E na geração seguinte tudo continuará assim....


Desenvolvimentos posteriormente….


Ah, e obrigado pah, pelo "4L para principiantes..."


1 comentário:

  1. O cenário da última foto é-me algo familiar...
    se não, vejamos:
    http://4l50.blogspot.com/2011/03/tapetes-secos-01.html

    ResponderEliminar